Blog

Telemedicina: consulta virtual



Precisa de uma consulta médica? Escolha o profissional, agende um horário e na hora marcada é só ir para o seu quarto. É de lá, através de uma chamada de vídeo do Whatsapp, que será sua consulta médica. A cena passou a ser realidade desde 16 de abril de 2020, quando o uso da telemedicina passou a ser autorizado por lei. Por enquanto em caráter excepcional, apenas enquanto durar a pandemia de Covid-19.

O objetivo é evitar o deslocamento de pessoas, aglomeração em unidades de saúde e ao mesmo tempo facilitar o acesso à consulta para quem está com suspeita de infecção pelo coronavírus. Mas os benefícios são tantos que a telemedicina deve ser um caminho sem volta, e após a pandemia deverá ser regulamentada em definitivo. Países como Estados Unidos, Canada, Inglaterra, Alemanha, Israel e Japão adotaram a telemedicina há anos e desde então seu uso vem sendo ampliado cada vez mais.

A consulta realizada por telefone ou vídeo tem limitações óbvias, como a falta do exame físico, e não serve para substituir uma consulta presencial. Trata-se na verdade de uma ferramenta extra, útil em diversas situações. Imagine uma viagem à praia no feriado, tudo lotado e de repente seu filho começa a ter febre. Você pode preferir uma consulta virtual com seu médico de confiança a encarar horas no pronto socorro local. Outra situação: você foi orientado a realizar consulta com uma especialidade médica que só é encontrada em outra cidade. A primeira consulta pode ser virtual e no retorno você já leva os exames solicitados. Ou ao contrário com a primeira consulta presencial e o retorno para discussão dos exames sendo realizado por telemedicina.

A consulta médica presencial, o toque, o abraço, continuarão sendo insubstituíveis. A telemedicina só veio para nos aproximar ainda mais.

Na Prima Centro Clínico você conta com mais essa opção de atendimento.

 

 

Boomerang

           

Convênios